A reivindicação de Renan Santos parece justa. Ele está em terceiro em várias pesquisas. Por que a emissora que se prestou ao papel de convidar o PADRE KELMON na eleição passada se recusa a convidar o candidato que mais enfrenta Flávio Bolsonaro?
Em 1989, a edição do Jornal Nacional sobre o debate Collor x Lula entrou para a história: a Globo foi acusada de selecionar os melhores momentos de Collor e os piores de Lula, além de dar mais tempo ao candidato do PRN. O episódio foi tão grave que a própria emissora mudou sua política sobre edição de debates.
37 anos depois, a Globo, que se apresenta como defensora da democracia, volta a enfrentar um questionamento legítimo sobre pluralidade: por que Renan Santos ficará fora do debate?
A emissora adotou como critério a regra de representação parlamentar que torna obrigatório o convite apenas a candidatos de partidos que atingem o requisito legal. Portanto, a exclusão de Renan não viola, por si só, essa obrigação. Mas a Globo não pode se esconder atrás do cumprimento do mínimo legal. O dever jornalístico de uma emissora de alcance nacional exige mais do que uma interpretação burocrática da lei: exige pluralidade, transparência e compromisso com o interesse público.
O questionamento se torna ainda mais grave porque, na maioria das pesquisas divulgadas até agora, Renan aparece em terceiro lugar, à frente de candidatos que foram convidados para o debate. Mesmo que pesquisas não definam, sozinhas, os critérios de uma emissora, elas indicam que sua candidatura tem presença significativa no cenário eleitoral e desperta interesse de uma parcela expressiva do eleitorado. Excluí-lo, nesse contexto, não é apenas uma decisão operacional: reduz a diversidade de posições apresentadas ao público e limita o confronto de ideias que o jornalismo deveria assegurar.
Também é preciso esclarecer a influência política por trás dessa decisão. Segundo as informações divulgadas, a pedido de Flávio, a Globo não quer convidar Renan Santos. Se isso for confirmado, a emissora terá de explicar se sua escolha foi realmente baseada em critérios jornalísticos objetivos ou se cedeu a interesses políticos específicos. Uma decisão editorial dessa importância não pode ser tomada para atender à conveniência de um grupo ou de uma liderança política.
Democracia não deveria significar apenas cumprir uma cláusula formal. Debate presidencial existe para que ideias sejam confrontadas diante do eleitor, e a pluralidade de participantes é parte essencial dessa função pública. Quando um candidato com desempenho relevante nas pesquisas é deixado de fora, a Globo precisa explicar por que seu critério atende não apenas à lei, mas também ao interesse dos cidadãos que desejam ouvi-lo, e deve responder, com clareza, se houve qualquer interferência política nessa escolha.
1989 deveria servir como memória institucional: quando uma emissora exerce enorme influência sobre o debate público, seus critérios precisam ser transparentes, coerentes e capazes de suportar o escrutínio público. A Globo não pode exigir confiança enquanto repete práticas que levantam suspeitas de favorecimento e exclusão. Mais do que evitar uma ilegalidade, cabe ao jornalismo preservar a pluralidade e garantir que decisões editoriais não empobreçam o debate democrático.
O cara sem fundo eleitoral em terceiro em todas as pesquisas possíveis para presidente da república. Mas não é convidado ao debate mais importante dos últimos 4 anos.
Podem gostar ou não dele, mas isso aqui é um escândalo galera. Tem pessoa normalizando isso. Fim da democracia.
🚨AGORA - Renan Santos diz que Flávio Bolsonaro está boicotando sua participação no debate da Globo
“Jornalista lá de dentro já me entregou: ó, é o Flávio que está batendo o pé. O Flávio não vai se você for”
📺 🗞️ Jornalistas e integrantes da direção da Globo no Rio de Janeiro e em São Paulo estariam preocupados com os impactos na reputação da emissora caso Renan Santos não seja convidado para o debate presidencial; nos bastidores, haveria a expectativa de que ele termine a eleição em 3º lugar, à frente de outros convidados, além do temor de que a Globo repita o episódio de 1989, quando foi acusada de favorecer Fernando Collor na disputa.