Essa é a imagem que o demônio mais odeia e que o atormentará pelos séculos dos séculos.
Para os mais leigos, talvez pareça apenas uma imagem da Virgem Maria. Mas observem os detalhes. Segundo a tradição local, esse laço sobre o ventre simboliza uma gravidez. E é justamente para esse detalhe que quero chamar a atenção.
Porque essa imagem recorda aquilo que o demônio mais odeia: a Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo e, portanto, a sua própria derrota.
O Verbo Divino quis assumir a natureza humana e entrar no mundo através de uma mulher. Deus quis habitar no ventre de uma Virgem. Quis ser gerado, carregado e alimentado por sua Mãe. Quis entrar na história dos homens através da mais perfeita castidade, pureza, humildade e modéstia.
A salvação do mundo passou pelo ventre de uma mulher.
E é precisamente por isso que existe uma guerra tão brutal contra a maternidade.
E faço questão de usar essa palavra: maternidade. Uma mulher não se torna mãe apenas quando dá à luz. Ela se torna mãe no exato momento em que uma nova vida é concebida em seu ventre. O parto não cria o filho. O parto é apenas mais um estágio da vida humana.
É por isso que o caso de Lindsay Clancy deve ser observado com enorme atenção.
Estamos chegando às deliberações finais de um julgamento que não pode ser tratado simplesmente como mais um caso criminal. Há uma construção narrativa e ideológica acontecendo diante dos nossos olhos: a tentativa de fazer com que o estado psicológico de uma mãe se transforme não apenas em elemento de compreensão de sua conduta, mas em instrumento para relativizar a responsabilidade pela morte dos próprios filhos, e morte causada pela PRÓPRIA progenitora.
E é justamente aqui que precisamos prestar atenção.
Porque, se essa lógica for levada às últimas consequências, a maternidade deixa de ser uma realidade moral objetiva e passa a ser subordinada ao estado emocional da mãe. A mulher sofre, portanto sua responsabilidade é relativizada. A mulher está perturbada, portanto a morte dos filhos passa a ser reinterpretada. A mulher precisa de compreensão, portanto a inocência das crianças desaparece do centro da narrativa.
Percebam a monstruosidade dessa inversão.
A vítima passa a ocupar o segundo plano enquanto a atenção moral se concentra quase exclusivamente sobre aquele que matou.
E não estou dizendo que sofrimento psicológico seja irrelevante. Estou dizendo algo muito mais simples: compreender uma circunstância não significa transformar o mal em bem; reconhecer o sofrimento de alguém não significa apagar a existência de suas vítimas.
Lindsay Clancy é precisamente o exemplo que devemos observar porque a narrativa construída em torno de seu caso mostra até onde essa lógica pode chegar.
E isso não acontece isoladamente.
Primeiro, normaliza-se o aborto.
Depois, normaliza-se a ideia de que a criança no ventre é apenas uma extensão do corpo da mãe.
Depois, transforma-se a maternidade em uma condição subordinada aos desejos, circunstâncias e estados emocionais da mulher.
E então começa a aparecer uma consequência inevitável: se a autonomia e o sofrimento da mãe podem se sobrepor à vida do filho antes do nascimento, por que a mesma lógica não poderia ser progressivamente estendida para situações posteriores ao nascimento?
É exatamente essa fronteira que está sendo disputada.
Não é apenas uma questão de aborto. É uma questão sobre o próprio princípio pelo qual determinamos quando uma vida humana pode ser sacrificada em benefício de outra pessoa.
E aqui chegamos ao ponto central.
O aborto e a morte deliberada de crianças representam uma inversão completa da lógica da Cruz.
Na Crucificação, Cristo, o inocente, entrega a própria vida em sacrifício pelos culpados, para a salvação da humanidade.
No aborto, ocorre o contrário: o inocente é sacrificado em benefício daquele que deseja preservar a si mesmo.
Na Cruz, o Cordeiro de Deus oferece o próprio corpo para salvar os pecadores.
Na cultura da morte, o corpo do inocente é oferecido como sacrifício para satisfazer os interesses e desejos do adulto.
A Cruz é o inocente sacrificando-se voluntariamente pelos culpados.
O aborto é o inocente sendo sacrificado pelos culpados.
É uma inversão monstruosa da lógica do Evangelho.
Por isso, quando alguém diz "meu corpo, minhas regras", precisamos compreender que, consciente ou não, essa pessoa fala por satanás, já que inverte o sacrifício de Cristo quando Ele oferece seu Corpo, é praticamente um ritual satânico, por mais que não pareça.
Quando existe outra vida humana naquele corpo, já não estamos falando exclusivamente do corpo de uma mulher. Existe ali uma criança. Existe ali uma vida que não pode ser reduzida a propriedade, inconveniência, circunstância ou extensão da vontade de outra pessoa.
É justamente essa verdade que a maternidade proclama.
E é justamente por isso que a Virgem Maria é o grande sinal de contradição diante dessa cultura.
Maria é a mulher que disse "sim" à vida.
É a mulher que recebeu o Filho de Deus em seu ventre.
É a mulher cujo corpo foi escolhido por Deus para participar do mistério da Encarnação.
É a mulher que carregou em si aquele que carregaria sobre a Cruz os pecados do mundo.
É a mulher que permaneceu junto ao seu Filho quando Ele foi sacrificado pela salvação dos homens.
Não existe imagem mais oposta à cultura da morte.
A Virgem Maria é exemplo máximo para as mulheres e por isso sua figura, e tudo que ela representa, é tão violentamente atacada a qualquer custo.
Por isso, peço a todos que rezem.
Rezemos para que essa engenharia ideológica da cultura da morte seja desmascarada. Rezemos para que a vida humana volte a ser reconhecida como sagrada. Rezemos para que as mulheres não sejam enganadas pela mentira de que matar o próprio filho é uma forma de libertação. Rezemos para que aqueles que hoje defendem ou relativizam a morte de inocentes tenham suas consciências iluminadas pela Verdade.
E rezemos especialmente pelo caso de Lindsay Clancy, porque aquilo que está em disputa ali ultrapassa a situação de uma única mulher.
Existe uma narrativa sendo construída.
Existe uma fronteira moral sendo cruzada.
Existe uma tentativa de ensinar à sociedade que a compaixão pela mãe pode exigir que a criança desapareça da equação moral.
Não.
A verdadeira compaixão não exige que tenhamos compaixão por uma pessoa à custa da inocência de outra.
A verdadeira justiça não pode simplesmente olhar para quem matou e esquecer quem morreu.
E esta guerra não é apenas jurídica, política ou cultural.
É, antes de tudo, espiritual.
Por isso, não podemos responder apenas com argumentos. Precisamos responder com oração.
Enquanto o mundo observa tudo isso como se fosse apenas mais um julgamento, nós precisamos enxergar o que está acontecendo diante de nossos olhos.
Não é apenas mais um julgamento.
É abertamente um ritual satânico.
Uma batalha pela preservação da maternidade.
Uma batalha pela própria ideia de que existe uma lei moral objetiva acima dos desejos, das circunstâncias e das paixões humanas.
Então rezem.
Rezemos pelas crianças.
Rezemos pelas mães.
Rezemos pela conversão daqueles que defendem a cultura da morte.
Rezemos para que a Santíssima Virgem interceda e ilumine as consciências daqueles que foram seduzidos por essas mentiras.
Porque aquilo que o demônio mais odeia é precisamente aquilo que esta imagem anuncia:
Deus entrou no mundo através de uma mulher.
E dessa mulher nasceu o Salvador.
Não se preocupe com eles: a quantidade não significa nada. Um único santo foi capaz de fazer ruir o império de mentiras desses infiltrados. Ou melhor, como ele ainda não foi canonizado, digamos que um simples frei, sem se alinhar a nenhum lado político, mas apenas resgatando as raízes da fé e trazendo milhares de pessoas de volta à vida de oração, já foi suficiente para fazer desmoronar esse castelo de areia.
Façamos dele um exemplo para nossas próprias vidas. Em vez de nos preocuparmos tanto com o que os outros fazem, esforcemo-nos cada vez mais na busca pela santidade. Afinal, é pela fidelidade a Deus, e não pela força dos números, que verdadeiras transformações acontecem.
Não podemos esperar algo diferente de um bispo TL. Aquilo que me causa tristeza é ver bispos e sacerdotes que não se posicionam em defesa daqueles que se opõem ao aborto, sobretudo quando uma eventual vitória do outro lado pode abrir caminho para que essa pauta avance na mais alta Corte do país. Todos sabem que esse é o horizonte de eventos que se deseha.
Não espero que assumam posições políticas fervorosas, tampouco que transformem o púlpito em palanque. Mas há uma diferença fundamental entre não se envolver em disputas partidárias e silenciar diante de uma questão moral tão grave. Não podemos fingir que essa pauta não está sobre a mesa, nem ignorar o que está em jogo.
“Lembre-se, o voto é secreto, mas as consequências são públicas”, disse o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Vicente de Paula Ferreira, ontem (20). “O voto é individual, também as consequências são coletivas”. No vídeo sobre as eleições 2026, dom Vicente incentivou os fiéis a participar do segundo turno das eleições no próximo domingo (25) em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) disputam a Presidência da República.
Na mensagem, dom Vicente disse que o conselho pastoral de sua diocese esteve reunido no último fim-de-semana, com a presença dos “padres, seminaristas, religiosos, religiosas, lideranças leigas das 21 paróquias e mais de 600 comunidades eclesiais de base”. Segundo ele, o grupo refletiu sobre o “ano jubilar” da diocese e o “processo eleitoral de 2026”.
Em relação às eleições, o bispo apresentou “duas considerações, em nome do conselho pastoral diocesano”.
A primeira, segundo ele, é que “nos 20 municípios que compõem o território da diocese de Livramento de Nossa Senhora”, há “aproximadamente 250 mil eleitores”, mas desse total, “50 mil pessoas não votaram” no primeiro turno, em 4 de outubro, “o que corresponde a 20% dos eleitores”.
“Portanto, nós pedimos e incentivamos, vote, porque o processo democrático exige a nossa participação, a participação de cada um”, disse.
O outro ponto destacado pelo bispo diz respeito aos locais de votação. Ele pediu aos fiéis que confiram antecipadamente onde votar. “De fato, o local que você vai exercer o seu gesto importante de cidadania é votar”, disse.
Ao concluir sua mensagem, dom Vicente de Paula recordou a “fala de São Paulo”, no qual diz que “a esperança não decepciona” e também refletiu “que a única luta perdida é aquela que a gente abandona”.
“Sigamos firmes na fé, alegres na esperança e corajosos na caridade”, concluiu.
📌 Siga @ewtnnewspt para mais conteúdo católico.
É triste a vida desse moço aqui. Frustrado, recalcado, invejoso, anti social, melindrado, pusilânime... Enfim, possui sérios problemas emocionais e mentais. Deve ter todas as golas de camisas puídas de tanto morder e babar. Lamentável...
Vocês não fazem ideia do quanto me irrita ver católicas com grande alcance e engajamento nas redes sociais defendendo uma suposta “prudência” em relação à abertura à vida.
É evidente que deve haver prudência nessa questão. Mas vamos a uma conta de padaria, bem básica e didática: se a doutrina católica ensina que os cônjuges não devem se privar injustificadamente da intimidade conjugal, ao mesmo tempo que exige a abertura à vida, ora, o que vocês acham que isso significa, em síntese?
Famílias numerosas, caramba! Não é tão difícil de entender.
Portanto, parem com esse egoísmo disfarçado de prudência. Afinal, é muito mais conveniente priorizar a carreira profissional, o conforto e os próprios projetos de vida do que aceitar a possibilidade de dedicar boa parte do tempo e das energias à criação de vários filhos.
No fim das contas, isso me parece uma forma sofisticada de feminismo disfarçado de prudência católica, ainda que muitas dessas mulheres não percebam a contradição entre o discurso que defendem e as consequências práticas de suas escolhas.
Católicos não têm filhos apenas para este mundo, mas para a eternidade. Reflita sobre isso.
COPE
É justamente essa a hermenêutica que elas adotam: idolatram o dinheiro sem sequer perceber, colocando-o sistematicamente como fiel da balança em suas decisões.
Veja como esse argumento é falacioso: nossos avós e bisavós viveram em um mundo com opções infinitamente mais limitadas e condições de vida muito mais desfavoráveis. Ainda assim, escolheram ter filhos em vez de colocar a estabilidade financeira acima de tudo. Nenhum de nós, seus filhos e netos, jamais os questionaria ou repreenderia por isso. Afinal, estamos aqui, vivos, desfrutando dessa vida e, acima de tudo, agraciados com a oportunidade de conhecer Cristo.
Existe alguma comparação razoável entre as condições materiais daquela época e as de hoje? Somos, em termos gerais, absurdamente mais abastados, inclusive quando consideramos as camadas mais pobres da população.
E perceba como esse argumento falacioso costuma vir à tona justamente da boca de pessoas com bons empregos, bem relacionadas e com excelente padrão de vida, nunca de famílias em situação de miséria, que, na minha visão, constituiriam a única exceção realmente compreensível a esse raciocínio.
O Nikolas é aquilo que imaginávamos que o Carlos fosse em 2018. Mas hoje fica claro que ele não passa de um Gollum do próprio sobrenome. Não acho que seja mal-intencionado; é só burro mesmo.
@NelsonRedPill Não foi uma canetada, foi uma obra de arte com palavras. Seu tweet só não foi muito além pq a maioria dos devs desse site trava o alcance de quotes assim, caso contrário teria 3x mais alcance.
@wokeinprogrex Porque ele realmente exige uma servidão doentia mesmo diante dos erros mais graves e enxerga qualquer coisa que não saia da própria cabeça como traição, mas ainda é covarde o bastante pra não assumir isso e fica de indiretinha.
Usei apenas a Bíblia porque ela, por si só, bastava para fundamentar meu argumento. Porém, isso não significa que a Igreja se limite exclusivamente à Sagrada Escritura, pois a Revelação divina nos foi transmitida tanto pela Escritura quanto pela Tradição Apostólica, ambas preservadas e interpretadas autenticamente pelo Magistério da Igreja. A Tradição não contradiz a Palavra de Deus, mas transmite fielmente aquilo que Cristo confiou aos Apóstolos.
Pois você não acredita em Jesus Cristo, mas em uma falsificação de Sua pessoa e de Sua mensagem. Nós não reconhecemos seu “profeta”, pois, enquanto católicos, permanecemos fiéis à Revelação transmitida por Cristo aos apóstolos. O próprio São Paulo é categórico ao afirmar: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema” (Gálatas 1,8). Portanto, qualquer revelação posterior que contradiga o Evangelho de Cristo não pode ser aceita como verdadeira, independentemente de quem alegue tê-la recebido.
As a Muslim, I believe in Jesus and accept him as a prophet of God.
So let me ask you something.
If I can accept Jesus, why can't you consider Muhammad as a prophet of God and the final messenger?
In light of recent episodes of violence, the Church in France is calling for a response to the anxiety expressed by young people and those who feel marginalized or left behind, with the Archbishop of Tours advocating for restoring democratic dialogue through intermediary institutions.
https://t.co/X6FcoOfCrS
Só NPC leva a sério a opinião desses “artistas”. Qualquer pessoa com mais de 80 de QI percebe que eles próprios não acreditam em uma única palavra do que defendem.
O Cellbit passou anos influenciando jovens a votar no PT e ele mesmo não votou porque está com o título cancelado.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk