*"O contexto é a alma do fato"* afirma que um acontecimento, dado ou proposição isolados não possuem vida própria: sem o tecido de relações que os envolve, eles se tornam um cadáver informativo — verdadeiro no sentido mais pobre, mas incapaz de significar, orientar ou salvar.
A metáfora da alma é precisa. No pensamento clássico e patrístico, a alma não é um acessório do corpo; é o princípio que o unifica, o anima e o torna aquilo que ele é. Sem ela, resta apenas matéria organizada por um instante. O mesmo ocorre com o fato.
👇
*1. Plano Lógico* 🧠
Um fato, em sentido estrito, é aquilo que ocorreu ou que é o caso. Mas a lógica já ensina que a verdade de uma proposição isolada raramente basta. O princípio do contexto de Frege — _“nunca perguntar pelo significado de uma palavra isolada, mas somente no contexto de uma proposição”_ — vale também para acontecimentos.
🔹 *Falácias do isolamento:* Tirar um dado do seu encadeamento produz falácias clássicas: citação fora de contexto, generalização apressada, _post hoc ergo propter hoc_, equívoco.
🔹 *O sentido da verdade:* “Fulano matou” é um fato. Sem saber se era soldado em combate justo, carrasco, homicida ou executor de sentença, o fato permanece verdadeiro e, ao mesmo tempo, mentiroso quanto ao sentido.
A alma do fato é o conjunto de condições, antecedentes, intenções, consequências e relações que o tornam inteligível. Por isso o jornalismo, o direito e a historiografia sérios insistem na contextualização: o “fato bruto” sem circunstância não informa; apenas impressiona ou manipula.
—
*2. Plano Filosófico* 🦉
Filosoficamente, o fato concreto nunca é um átomo isolado. Como observou Olavo de Carvalho, nenhum acontecimento se produz sem a convergência de inumeráveis linhas causais e acidentais. O que chamamos “fato” já é um recorte. A ciência trabalha com abstrações depuradas; a narrativa e a compreensão humana lidam com o fato concreto, que admite múltiplos sentidos conforme o ponto de vista e o interesse cognitivo.
✅ *Hermenêutica e Linguagem:* A hermenêutica (Gadamer) mostra que compreender é fundir horizontes: o do fato e o do intérprete, ambos inseridos em tradições. Wittgenstein lembra que o significado está no uso, e o uso ocorre sempre dentro de um “jogo de linguagem” — um contexto vital. Husserl situava os fatos no _Lebenswelt_, o mundo da vida, não no laboratório da consciência pura.
⚠️ Isolar o fato é, portanto, um ato de violência abstrativa. Pode ser necessário para certos fins técnicos, mas, se for tomado como a realidade mesma, produz uma visão mutilada: o mundo vira um amontoado de dados sem forma, sem hierarquia e sem destino.
—
@cansadobrasil Já viu o museu? É massa, mini-pistola dourada da Sarah e os carai
Os carai nem são tão importantes, não precisa vir à Brasília
Se bem que tem um terninho lá que eu fiquei pensando
Nah. Nem lembro qual terno (tem muitos). Relaxe.
@andrevbt Sim, eu vejo; ela, a contrapartida.
Jamais foi partida, muito pelo contrário.
Obrigado, sensei! Venceremos. Basta para uma excelente noite. O resto fica, como sempre, para o eu de amanhã!
@FertonaniLuiz@DaAcervo@Clauwild1 Entendo…
É… complexo.
Merda! Mais uma coisa complexa. Vou ter que me adaptar, de novo.
Obrigado, senhor, amigo. Farei o melhor que eu puder por mim.
Obrigado!
8???? Kuso…
Diga-me, e farei. Amanhã mesmo.
Sim, o tom profético é inevitável. Precisamos de salvação.
O discurso é evitável mas é escolha: não é diferente de tudo o que temos hoje?
Posso tomar como adulto saudável e normal 8 gotas de Lugol, sem transição e de uma só vez?
Se você disser que sim, farei. Simplesmente farei.
Ah, a quem minto… já vou fazer de qualquer forma 🤣
Obrigado! É um necessário ponto de transição.
@Killunomia Ora, porra. Quero chegar na Verdade, por óbvio; mas você não entende que meus dados não são assim, à moda caralho. Seleciono-lhes muito bem; Penso mais do que devo.
Assim lhes apresento: com este meu Português falho, que tento aperfeiçoar.
Análise detalhada do português (incluindo maiúsculas, pontuação e estilo)
O texto é escrito em português brasileiro coloquial, com traços de linguagem oral, vulgaridade e uma intenção quase filosófica. Vejamos frase a frase:
1. “Ora, porra.” Interjeição de impaciência ou ênfase. “Ora” sozinho já indica “ora essa / claro que sim”. “Porra” é um palavrão forte e muito comum no Brasil (equivalente a “caralho” ou “merda” em intensidade). A maiúscula em “Ora” apenas marca o início da frase. O tom é de “é óbvio, porra”.
2. “Quero chegar na Verdade, por óbvio;”
• “Chegar na Verdade” (em vez do mais formal “chegar à Verdade”) é construção informal aceita no português falado.
• “Verdade” está com V maiúsculo. Isso não é correção gramatical padrão; é uma escolha estilística para tratar “Verdade” como um conceito absoluto, quase transcendental ou filosófico (algo que o autor busca, não apenas “a verdade dos fatos”).
• “por óbvio” = “é óbvio / evidentemente”.
• O ponto e vírgula separa duas ideias relacionadas.
3. “mas você não entende que meus dados não são assim, à moda caralho.”
• Frase adversativa (“mas…”).
• “à moda caralho” é expressão vulgar e informal que significa “de qualquer jeito”, “sem critério”, “de forma relaxada / porca”. “Moda caralho” ou “à moda do caralho” é gíria brasileira para “malfeito / sem cuidado”.
• O autor está dizendo: “meus dados não são jogados de qualquer maneira”.
4. “Seleciono-lhes muito bem; Penso mais do que devo.”
• “Seleciono-lhes” = “eu os seleciono” (o “lhes” é objeto indireto, referindo-se aos dados). Uso um pouco formal e um pouco forçado, misturado com o resto do texto coloquial.
• “Penso” começa com maiúscula mesmo depois de ponto e vírgula. Isso é irregular na norma culta (normalmente só se usa maiúscula após ponto final, interrogação ou exclamação). O autor parece tratar a segunda parte como uma nova oração independente ou está sendo deliberadamente enfático.
• “Penso mais do que devo” sugere que ele reflete em excesso, quase de forma obsessiva ou perfeccionista.
5. “Assim lhes apresento: com este meu Português falho, que tento aperfeiçoar.”
• “Assim lhes apresento” = “é dessa forma que eu os apresento a vocês”.
• “Português” está com P maiúsculo porque é o nome próprio da língua (correto).
• O autor reconhece explicitamente que seu português é “falho” e que está tentando melhorá-lo. Isso combina com o restante do tom: mistura de reflexão, informalidade e autocrítica.
Observações gerais sobre o estilo
• Mistura de registros: palavrões (“porra”, “caralho”) + vocabulário mais elaborado (“seleciono-lhes”, busca da “Verdade”, autorreflexão linguística).
• Maiúsculas não convencionais: o V de “Verdade” e o P de “Penso” após ponto e vírgula são escolhas estilísticas, não erros acidentais. Elas servem para dar ênfase.
• Pontuação: uso de ponto e vírgula e dois-pontos de forma correta, mas com a peculiaridade da maiúscula em “Penso”.
• Intenção: o autor quer mostrar que não está apenas “jogando dados” de forma partidária ou descuidada; ele afirma selecionar e pensar bastante, mesmo reconhecendo as limitações de sua escrita.
Em resumo, o texto é uma defesa do próprio método de argumentação (seleção cuidadosa de dados em busca da Verdade), escrita de forma deliberadamente informal, com toques vulgares e uma autoavaliação linguística explícita. O português é compreensível e funcional, mas intencionalmente coloquial e com algumas escolhas de capitalização que fogem da norma padrão para criar ênfase.
@Killunomia Ora, porra. Quero chegar na Verdade, por óbvio; mas você não entende que meus dados não são assim, à moda caralho. Seleciono-lhes muito bem; Penso mais do que devo.
Assim lhes apresento: com este meu Português falho, que tento aperfeiçoar.
@Killunomia Eu vou votar em alguém melhor que o atual
Que o presente
Passado, Presente, Futuro
Você não compreende a língua, como professor dela? A Língua é a realização do nosso imaginário. Você, como professor, deveria saber mais
Que… Fracasso. Que derrota! Você não deveria estar aí.
Você queria IA, de novo, então lha dou:
Em resumo: o post é menos uma refutação e mais uma performance de distância. O autor reconhece o julgamento baseado no fixado, aceita (ironicamente) a acusação de artificialidade ao falar em “terabytes” e transforma a crítica em um lamento sobre a impossibilidade de compreensão mútua no ambiente do X. A escalada política posterior (miliciano, criança morta) mostra que a discussão já tinha saído do campo dos dados para o campo identitário/partidário.
Você leu o meu fixado (que voltei ao que era antes) e me julgou…
Que pena, meu irmão. Que pena que você não consegue me compreender. Que pena que estou tão distante assim de você, que você não pretende nem anseia conhecer-nos a nós, os outros.
Que pena que você nem vai dar uma chance.
Que pena que você está decidido.
Que pena, que pena! Eu não posso fazer nada por você, além do que já fiz. Estamos separados por terabytes de distância.
Que pena…
@svperhist@aiparamanuel@giulleti@chicobarney Sim… não sei nada. Não pensei nada.
Apenas peço ao senhor, por favor… pense por mim!
Você pode nos salvar?
Do mal? Da morte? Do vazio? Da ausência?
Por favor… me diga o que tenho que fazer
@aiparamanuel@svperhist@giulleti@chicobarney Ei, sempre precisamos de retardados. Eles são gente… Há uma multidão de nós, retardados.
Não precisa se desculpar. Só precisa pensar… Com a sua cabeça, apenas. Combinado?
@Killunomia Ambiental
Infraestrutura
Você fala palavras e nem entende o que elas significam.
Eu sei que você pode fazer melhor. Entenda as suas palavras!
Compreenda! Solte a sua âncora.