Da pergunta incómoda à CPCJ: o caso Márcio Coelho
Há histórias que começam com uma pergunta numa assembleia municipal e acabam com uma família chamada à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Em São Marcos da Serra, o presidente da Junta, Márcio Filipe Marques Coelho, está no centro de uma situação que levanta sérias dúvidas sobre o uso do poder político e das instituições públicas.
O pai de duas crianças fez uma pergunta incómoda: por que razão um edifício público, construído com financiamento público europeu, iria ser entregue para exploração por particulares?
Pouco tempo depois, surgiram denúncias relacionadas com os cães da família e uma participação à CPCJ envolvendo os menores.
A justificação apresentada pelo autarca foi a existência de cães alegadamente sem licença e o suposto risco sanitário para as crianças.
Porém, a GNR fiscalizou a situação e verificou que os animais estavam vacinados, bem tratados e não representavam o perigo sugerido.
Os cães estavam registados noutra freguesia porque a família se tinha mudado recentemente para São Marcos da Serra. Não havia, segundo a fiscalização conhecida, qualquer situação de abandono, maus-tratos ou risco sanitário.
A pergunta que fica é simples: se não existia perigo real para as crianças, por que motivo foi acionada a CPCJ?
Mais grave ainda: os emails relativos às denúncias não foram enviados apenas às entidades competentes. Foram colocadas em conhecimento várias outras pessoas ligadas à Junta e à vida política local.
Uma denúncia sobre crianças não é uma circular administrativa.
A CPCJ não é um instrumento de pressão política, nem pode ser utilizada para expor uma família que questiona decisões do poder local.
Os documentos revelam ainda uma ligação empresarial relevante.
Márcio Coelho foi gerente da Linhas Passageiras, Unipessoal, Lda., sociedade sediada em São Marcos da Serra e dedicada ao imobiliário e alojamento.
Mais tarde, passou a gerente da Ermida da Esperança, Lda., empresa que surge ligada à exploração da Casa da Nave, em Nave Redonda.
A própria página da Casa da Nave identificou publicamente a gerência da Ermida da Esperança como responsável pela atividade do espaço e pelo cancelamento de eventos.
Isto demonstra que não estamos perante alguém afastado das áreas do turismo, restauração, eventos e exploração de espaços.
Ao mesmo tempo, surgem duas sociedades com atividades perfeitamente ajustadas à exploração turística e cultural: a Ritual da Empatia, vocacionada para museus, monumentos e animação turística, e o Centro de Desenvolvimento da Serra, criado em março de 2026, com um objeto social que inclui museus, eventos, restauração, turismo, imobiliário e construção.
A cronologia é demasiado significativa para ser ignorada: uma pergunta pública sobre a entrega de património financiado por fundos comunitários; um conflito político com o pai das crianças; uma denúncia sobre os cães; uma participação à CPCJ; a divulgação dos emails por vários destinatários e; um circuito empresarial ligado ao turismo e à exploração de espaços.
Se os factos comunicados à CPCJ eram falsos ou conscientemente exagerados, estaremos perante algo muito mais grave do que uma disputa política.
Poderá estar em causa a utilização abusiva de uma instituição de proteção infantil para atingir adversários e intimidar cidadãos.
Em termos jurídicos, a questão poderá aproximar-se do crime de denúncia caluniosa: lançar sobre alguém uma suspeita falsa perante uma autoridade, com a intenção de provocar consequências contra essa pessoa.
O poder autárquico não confere licença para perseguir quem faz perguntas. E a proteção de crianças não pode ser convertida numa arma contra os seus pais.
São Marcos da Serra merece respostas claras: quem fez a denúncia, com que fundamento, por que razão foi enviada à CPCJ e quem recebeu cópia?
Porque quando uma pergunta sobre património público é seguida por uma denúncia envolvendo crianças, já não estamos perante uma simples divergência política.
Estamos perante um caso que exige escrutínio público, investigação independente e responsabilidade.
E há uma pista que devemos seguir...
Márcio Coelho vendeu as quotas da sociedade Linhas Passageiras, Lda. a um estranho cidadão, aparentemente iraniano, do qual nada se sabe...
Se calhar há mais perguntas incómodas para serem feitas...🤔
Razão tinha o Orwell em dizer que a realidade é apenas um produto da mente humana, O que quisermos, portanto.
Mas aqui não haverá triunfo dos porcos e o BiG brother do 1984 servirá para desmontar narrativas de camarotes com pessoas mal comportadas.